Pesquisar neste blogue

6 de abril de 2013

Células estaminais

A evolução de um olho glaucomatoso tem várias fases. Num estado primário há a alteração da pressão ocular, que é bastante subtil e por isso, difícil de controlar. Num estado mais avançado há a deterioração do disco ótico, provocando uma escavação e consequentemente a morte de fibras nervosas, células da retina e do nervo ótico. Este é o condutor da informação visual para o cérebro. Quando danificado, a comunicação não é feita e daí a incapacidade visual.
Enquanto se acreditava que a elevada pressão intra-ocular era o único fator envolvido no aparecimento do glaucoma, procurou-se a cura através de colírios ou cirurgias que pudessem melhorar a circulação líquida do olho. Procurou-se perceber a causa e consequência da pressão alta e intervir, mesmo quando ainda não existissem danos na visão.
No entanto, esta intervenção tem sido preventiva e não curativa. Um glaucomatoso depois de operado não fica curado, fica aliviado da progressão da doença. O uso dos colírios desde o diagnóstico será para continuar até ao final da vida. Portanto, o glaucoma é uma doença crónica de elevados custos e quando num estado avançado difícil de travar.
Atualmente o foco do glaucoma voltou-se para o estudo do impacto do cérebro no glaucoma e do nervo ótico (1). O nervo ótico é formado por células não regenerativas. Por isso a cirurgia não poderia recuperar um nervo ótico danificado, nem recuperar a visão do glaucomatoso.
Estão a ser feitos testes através de células estaminais para perceber se poderiam regenerar a estrutura celular do nervo ótico e assim recuperar a visão do glaucomatoso (2). Por enquanto este estudo ainda está a ser feito em animais, e parece que estão a ter boas reações. Prevê-se que em 2015 se possa começar a testar em pessoas.
A utilização de células estaminais na cura de doenças tem sido controversa, principalmente no que se refere a células-tronco (origem embrionária). E por isso, apesar de esta descoberta ser um avanço científico com resultados positivos para doenças crónicas, a sua utilização é limitada. Cada governo tem a sua própria legislação e acaba por ser um tópico tão sensível como o uso de canábis no tratamento de doenças crónicas.

Aqui deixo o acesso para a Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapia Celular - SPCE

De qualquer modo, seria um grande passo se o tratamento do glaucoma previ-se a recuperação parcial ou completa do campo visual.

4 comentários:

  1. Bom dia , minha mãe é diabética e infelizmente perdeu a visão do olho esquerdo derivado a um glaucoma que lhe danificou o nervo optico causando-lhe cegueira nessa vista. já fomos a vários médicos e todos dizem que não há nada a fazer,mas eu acredito na evolução da medicina e gostaria de saber para onde posso me dirigir para que veja o problema de minha mãe solucionado. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,o
      Infelizmente ainda não existe cura para o glaucoma. Eu perdi parte da minha visão devido ao glaucoma, tenho tentado manter a minha PIO estável para não ter mais danos. O que posso sugerir é que passe num oftalmologista especializado em glaucoma, embora não sabendo se vai obter uma resposta mais favorável. Em que zona vive? Tenho um artigo com uma série de médicos especializados.
      Tenho acompanhado um site de investigação americano no Glaucoma e até hoje só são conhecidas e aplicados tratamentos de prevenção, cirurgias de abrandamento da PIO, mas nada para a cura.

      Eliminar
    2. OLA ANA,
      OBRIGADA PELO TEXTO SOBRE CÉLULAS ESTAMINAIS,TENHO GLAUCOMA SEVERO ,MUITO AVANÇADO,ANDO DESESPARADA E GOSTAVA QUE ME AJUDASSE E INDICASSE ESSE SITE DE INVESTIGAÇÃO AMERICANO NO GLAUCOMA. OS MEUS AGRADECIMENTOS .MARIA MANUELA CASEIRO TAMBÉM NO FACEBOOK E manuelacaseiro@hotmail.com. abraço de gratidão

      Eliminar
    3. Olá. Ana>
      No ano de 2009, foi diagnosticado com o famoso glaucoma, em ambos os olhos, tinha glaucoma de ângulo aberto e de pressão normal. Comecei a usar os colírios indicados pelo Oftalmologista, porém descobri que após algum tempo de uso me provocavam um mal estar singular no meu sistema digestivo. Então o oftalmologista, passou a trocar de colírio. Foram aproximadamente unos dez colírios diferentes, todos eles provocavam o mesmo sintoma desagradável. Solução proposta foi cirurgia laser. Não aceite, após ver um parente meu perder 80% da visão de um olho. Então tomei a decisão de procurar uma terapia alternativa. Experimentei várias, porém em 2013 encontrei uma que veio a sarar definitivamente meu problema. Chama-se Biomagnetismo e foi desenvolvida pelo Dr. Isaac Goiz Duran. Realmente foi a minha salvação. Hoje em dia não uso nenhum tipo de colírio, minha visão esta excelente, acabei de renovar minha licença de motorista, sem a necessidade de óculos, estou com 69 anos e gozando de boa saúde.
      Inclusive esse biomagnetismo também trata do Diabetes e muitas outras enfermidades.
      Procure algum terapeuta que trabalhe com o biomagnetismo na sua cidade, que acredito que muito lhe poderá ajudar.
      Boa sorte.
      Gustavo

      Eliminar

Deixe aqui a sua opinião.

(Para evitar mensagens inadequadas, o seu comentário será primeiro monitorizado e só depois publicado. Aguarde.)